Resultados do ENEM 2016

RESULTADOS ENEM 2016

(Foto: Divulgação) Resultados do ENEM 2016

 

Após a realização do Exame Nacional do Ensino Médio, A outra ansiedade é a espera dos resultados das provas. Geralmente, eles costumam sair no mês de janeiro. É por meio do resultado que o aluno irá ter uma ideia se deu bem ou mal no exame, além de planejar-se sobre o curso desejado. Os resultados do ENEM 2016 são usados como porta de entrada para universidades públicas e federais e também para acesso a programas educacionais do Governo, como Fies, Sisu, Prouni e Ciências sem Fronteiras. Quer saber mais um pouquinho sobre os resultados do ENEM 2016? Leia o artigo!

Publicidade:

 

Resultados do ENEM 2016

Os resultados ENEM 2016 são essenciais caso o estudante pretenda utilizar algum programa social educacional do Governo Federal. É obrigatória a realização do ENEM para ter acesso aos mesmos.

A nota do ENEM é utilizada para determinar o acesso a programa como o Sistema de Seleção Unificada, o SISU. É por meio dele que o aluno pode tentar conseguir uma vaga numa universidade pública ou federal. Anualmente, são milhares de vagas ofertadas em todo território brasileiro.

Publicidade:

Outro programa que utiliza o resultado do ENEM é o Financiamento de Fundo Estudantil, popularmente conhecido como FIES. Para ter acesso é necessário que o estudante tenha feito uma média de 450 pontos e não ter zerado a redação de um texto dissertativo-argumentativo. Além de outros pré-requisitos que você pode conferir nesse artigo no qual o MEC divulga novas regras para FIES 2016.


Os resultados do ENEM também são essenciais para dar entrada no Programa Universidade para Todos. Por meio dele, o estudante pode ganhar uma bolsa de estudos em faculdades, centros universitários e universidade integral ou parcial. Para tanto, o candidato deve cadastrar sua nota no curso desejado e esperar o dia de divulgação dos resultados.

Muitos não devem conhecer, mas a nota do enem também pode ser utilizada para ter acesso a cursos técnicos por meio do Sisutec. São milhares de cursos que podem ajudar no crescimento e desenvolvimento do mercado brasileiro. Mas não só isto. Os resultados do ENEM também podem ser utilizados para conseguir a certificação de conclusão do ensino médio.

Como consultar resultado do enem 2016

É muito fácil consultar resultado do enem 2016 após a divulgação. Basta apenas que tenha os dados em mãos e uma boa internet para ter acesso ao portal do participante.

Para consultar é só preciso que acesse o site do Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira pelo seguinte endereç: http://enem.inep.gov.br/participante. E clique na última opção do menu: página do participante.

Preencha o formulário de login do portal do participante com o CPF e senha do participante. Depois, como forma de verificar se não trata-se de um robô, o sistema exige que clique na figura pedida. Esta figura pode ser de uma lupa, carro, robô, cadeado, pé, mulher, casa, etc. Depois, basta apenas clicar em ‘entrar’.

Está com alguma dúvida sobre os resultados do ENEM 2016? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-los.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *