Inscrições do Enem 2016

Inscrições do Enem 2016

(Foto: Divulgação) Inscrições do Enem 2016

 

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, é tido como maior vestibular do País. Mais de cinco milhões de pessoas se mobilizam em dois dias de provas para tentarem garantir sua vaga numa universidade pública ou ter acesso aos programas educacionais do Governo, como o Financiamento Estudantil (FIES) e Ciências sem Fronteiras. Portanto, quem deseja garantir um futuro melhor por deste vestibular deve está atento as inscrições do Enem 2016.

Inscrições do Enem 2016

As inscrições do enem 2016 poderão ser realizadas assim que o Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, órgão pertencente ao Ministério da Educação, liberar o período de cadastramento dos participantes. Ainda não está definida uma data para o começo das atividades. Mas, comumente, o período de inscrição do ENEM acontece nos últimos meses do primeiro semestre, ou seja, entre maio e junho.

As inscrições acontecem unicamente no site do ENEM pelo seguinte endereço: http://enem.inep.gov.br/participante. Portanto, não se iluda se qualquer outro site estiver prometendo realizar inscrições do ENEM. É uma furada e também um grande contra tempo.

Para fazer a inscrição do ENEM 2016 é necessário que tenha em mãos alguns documentos, como, por exemplo, o CPF e a carteira de identidade. Sem eles, não será possível concluir sua matrícula. No cadastramento é requerido também um e-mail válido e também a cidade em que deseja realizar as provas. É recomendável preencher todas informações corretamente, elas serão checada no momento da entrada ao local de aplicação de prova do Enem 2016. Os locais de prova do ENEM 2016 só são liberados semanas antes da data do exame.

O período de inscrição do ENEM 2016 geralmente dura 11 dias. Tendo hora para começar e terminar, como estabelecido edital do exame. Portanto, não é recomendado que deixe para fazer as inscrições na última hora do término, pois pode ocorrer lentidão fazendo com que o site fique instável.

Já as datas das provas do ENEM 2016 devem cair em um final de semana do mês de novembro ou outubro. Como este ano deve ocorrer as eleições municipais, possivelmente, a organizadora do ENEM deve adiantar colocando as provas para serem no mês de novembro.

Para a conclusão da inscrição do ENEM 2016 deve ser exigido do candidato o preenchimento da pesquisa socioeconômica. Ela é utilizada pelos órgãos competentes para averiguação das características socioeconômicas das famílias do candidato. Portanto, não se acanhe caso perguntar se existe internet, televisor, geladeira, micro-ondas em sua residência. Preencha com veracidade cada item.

Possivelmente, a taxa de inscrição do ENEM 2016 deve ficar em torno do valor de R$ 45, como 2015. Trata-se de um custeio de toda a logística do Exame Nacional do Ensino Médio. No entanto, caso declare carência, o candidato pode ser isento do pagamento desta taxa. E estudantes do terceiro ano do ensino médio já tem sua isenção aprovada, independentemente da faixa salarial.

Caso o pagamento não seja efetivado, o candidato automaticamente estará fora do exame.

 

Está com alguma dúvida sobre inscrição do enem 2016? Comente abaixo para que possamos solucioná-las.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *