Inscrições do Enem 2016 começam em Maio

Inscrições do Enem 2016 começam em Maio

(Foto: Divulgação) Inscrições do Enem 2016 começam em Maio

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das únicas formas de entrar numa universidade pública ou federal. Portanto, os candidatos a uma vaga nestas universidades devem estar bem atentos ao começo das inscrições do ENEM 2016 para que não perca o prazo. Após o término, o Ministério da Educação não abre o processo de inscrição novamente. Por isso, os alunos devem ter em mente que as inscrições do ENEM 2016 começam em maio. Leia mais sobre este assunto neste artigo.

Publicidade:

Inscrições do Enem 2016 começam em Maio

Anualmente as inscrições do ENEM 2016 começam no mês de maio. Este ano o cronograma do ENEM 2016 não será diferente. Provavelmente, o processo de inscrição abrirá no penúltimo mês antes de completar o primeiro semestre do ano. Mas especificamente na última semana de maio.

Este ano, provavelmente, o Exame Nacional do Ensino Médio acontecerá no mês de novembro, pois em outubro acontecem as eleições municipais. Portanto, ficaria inviável marcar estes dois grandes eventos organizados pelo Governo Federal para um único mês.

Publicidade:

Com o ENEM, o estudante pode ter acesso a programa sociais educacionais do Governo, como Prouni, Fies, Sisu e Ciências sem Fronteiras. Além de ser uma forma de poder solicitar o certificado de conclusão do Ensino Médio pelos candidatos que ainda não concluíram e tenha, no mínimo, 18 anos.


O ENEM não foi criado com objetivo de torna-se a porta de entrada para as universidades, mas como forma de avaliar os estudantes que estava para concluir o ensino médio. Portanto, em meados de 2009, o ENEM tornou-se uma ferramenta

A inscrição do ENEM 2016 poderá ser feita pelo site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão responsável pela organização e logística do Exame e pertencente ao Ministério da Educação, pelo seguinte endereço: http://enem.inep.gov.br.

A taxa de inscrição do ENEM 2016 estará fixada em R$ 63. No entanto, os participantes que estiverem concluindo o ensino médio em 2016 matriculado na rede pública de ensino será automaticamente isento desta taxa. Ou os que solicitarem a isenção do pagamento por meio da declaração de carência.

É importante ter em mente que o estudante que solicitarem a isenção do pagamento e não comparecem ao exame, no próximo exame não terá direito ao benefício. Por isso, é importante a participação de cada um que se inscreveram no Exame.

A data da prova é divulgada oficialmente pelo edital do ENEM 2016. Este edital costuma sair no primeiro fim de semana do mês de novembro. Portanto, esteja também atento ao edital para que possa administrar melhor os estudos semanas antes da data de realização da prova.

Está com alguma dúvida sobre as inscrições do Enem 2016 começam em maio. Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *