Guia do Participante Redação Enem 2016

Guia do Participante Redação Enem 2016

(Foto: Divulgação) Guia do Participante Redação Enem 2016

Fazer o exame nacional do Ensino Médio exige toda uma preparação por parte do alunos. Provavelmente, quem não se dedicou aos estudos das matérias relacionada ao exame pouco se dará bem na realização das provas, principalmente na redação do texto dissertativo-argumentativo. Como forma de auxiliar os alunos na orientação da redação do ENEM, INEP disponibiliza um Guia do Participante Redação Enem 2016? Quer saber o que é isto? Confira no artigo abaixo!

Publicidade:

Guia do Participante Redação Enem 2016

O Guia do Participante Redação Enem 2016 trata-se de uma cartilha esclarecendo tudo sobre a redação do texto dissertativo-argumentativo. É de total importância do aluno que deseja se dar bem nesta modalidade avaliativa mais importante do exame. Não deve ser desprezada.

Cada ano que passa, o ENEM fica mais concorrido e rigoroso, portanto é preciso que os candidatos busquem cada vez mais informações sobre os conteúdos abordados, caso queiram garantir sua vaga numa universidade pública ou federal. Não é preciso ficar triste por sacrificar uns finais de semana de diversão e praia. A recompensa vem depois, por isso ficar de olho no guia do participante redação enem 2016 é tão essencial.

Publicidade:

Antes, o Instituto de Pesquisas educacionais Anísio Teixeira (INEP) enviava estas cartilhas para as residências do candidatos. Mas com o corte de gasto, o órgão parou de enviar e passou a disponibilizar apenas por formato PDF na internet. Mas isto não chega a ser um grande problema, existe a alternativa de imprimir o arquivo teclando nos comando CTRL + P.


No Guia do Participante Redação Enem 2016 é possível encontrar informações, como: matriz de referencia e detalhamento de todas as 5 competências avaliadas, recomendações sobre propostas de Redação, processo de correção detalhado, exemplos de redações que receberam nota 1000 e dicas de leitura.

Os exemplos de redações que atingiram nota máxima são de total importância, pois ajudam os candidatos a inspirar e buscar formas de abordagem, introdução aos argumentos e conclusão. Seguir os passos de quem já tirou nota máxima no exame é uma boa pedida para encaminhar para o sucesso acadêmico em 2017. Além disso, as redações costumam vir com comentários sobre cada parte da redação dos estudantes.

O INEP também explica no guia do participante os critérios de correção de forma detalhada e simples, para que o candidato não se sinta enganado sobre os critérios de avaliação do texto. Assim como a quantidade de ponto de cada quesito.

As redações do ENEM 2016 são corrigidas por professores especializados em língua portuguesa e linguística de todo o território nacional. Estes corretores podem ser professores tanto da rede pública quanto privada. Dificilmente se tem notícia sobre eles devido à um termo aceitado pelos próprios para total sigilo sobre as provas corrigidas. Anualmente, o INEP contrata mais de 4 mil corretores para dar conta das milhões de provas.  Cada redação é corrigida por dois professores, caso haja uma discrepância maior que 80 pontos numa das cinco competências a redação é encaminhada a um terceiro avaliador.

Está com alguma dúvida sobre Guia do Participante Redação Enem 2016? Diga-nos na área de comentários!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *