Gabarito ENEM 2016

Gabarito enem 2016

(Foto: Divulgação) Gabarito ENEM 2016

 

Após feito o Exame Nacional do Ensino Médio, vulgo ENEM, a outra ansiedade é sobre a divulgação do gabarito Enem 2016. É por meio deles que os diversos candidatos conferem as questões e suas respectivas respostas com objetivo de conferir se deu bem ou mal no exame. Então, quer conferir o gabarito do ENEM 2016? Leia este artigo abaixo!

Publicidade:

 

Gabarito ENEM 2016

O gabarito do ENEM 2016 oficial só é divulgado alguns dias após a realização do ENEM como forma de evitar qualquer tipo de erro ou fraude.

Mas, muitas escolas e cursinhos acabam consultando seus próprios professores e especialistas e fazem seus próprios gabaritos do ENEM. Entretanto, estes já não possuem certa confiabilidade. Os gabaritos feitos pelos cursinhos são divulgados nos mesmos dias da prova, minutos depois do horário estabelecido para saída com o caderno de questão.  Destes gabaritos, os mais conhecidos são do Cursinho da Poli e do Colégio Objetivo.

Já os gabaritos oficiais são divulgados na internet no site do ENEM. Geralmente, eles saem três dias após o último dia de prova do exame, no caso, na quarta-feira.


Os gabaritos do ENEM 2016 são organizados de acordo com os dias de realização (sábado e domingo) e também com a cor do caderno de questões (amarelo, branco, azul e rosa).  São raras as vezes que acontecem erros nas resoluções das questões que são divulgadas no gabarito, assim como também é raro a anulação de alguma questão do exame.

Publicidade:

Mesmo sabendo a situação de correção não é possível determinar especificamente quantos o candidato tirou nas questões objetivas, pois o ENEM utiliza um sistema de correção conhecido como TRI, ou seja, Teoria de Resposta ao Item.

Este método permite que o candidato consiga tirar notas diferentes mesmo acertando um número semelhante de questões. A explicação para isto está no fato que a TRI leva em conta o grau de dificuldade das questões corretas e não somente o número de acertos. Tenha em mente também que a nota final das questões objetivas será adicionada a nota da redação para constituir sua média final.

As questões que são abordadas no ENEM 2016 passam por rigorosas avaliações e processos de respostas. Isto pois algumas instituições educacionais do Brasil fazem cooperativismo com ENEM na elaboração do questionário. Desta forma, a avaliação dos alunos são realizadas por quem está inteirado na vida escolar dos alunos.

Estas questões feitas pelas instituições são armazenas de forma segura no sistema identificado pelo nome Banco Nacional de Itens, também organizado e administrado pelo INEP. Neste banco as questões são expostas a um pré-teste, uma espécie de aplicação de conjuntos de itens a um determinado grupo de alunos com características similares aos que farão o ENEM. A explicação por trás disto está na capacidade de avaliar a qualidade técnico-pedagógica das questões.

Após este pré-teste, é realizado um pré-teste com objetivo de acentuar a tipagem de questões que poderão ser aptas ao ENEM.

Está com dúvida sobre o gabarito enem 2016? Diga-nos na área de comentários  para que possamos solucionar!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *