Enem 2016: Isenção de Taxa de Inscrição

Enem 2016: Isenção de Taxa de Inscrição

(Foto: Divulgação) Enem 2016: Isenção de Taxa de Inscrição

 

O Exame Nacional do Ensino Médio é um dos maiores vestibulares do território brasileiro. Anualmente este exame consegue angariar milhões de participante às salas de aulas num final de semana. Para uma parte o ENEM é totalmente gratuito, para outros é possível conseguir a gratuidade requerendo a isenção de taxa de inscrição. Quer saber um pouco mais sobre o ENEM 2016: isenção de taxa de inscrição? Leia o artigo abaixo!

Publicidade:

ENEM 2016: isenção de taxa de inscrição

O ENEM é a principal porta de entrada para estudantes que almejam ingressar numa universidade pública ou federal. Organizar toda logística, impressão de provas, remuneração de mãos de obra, entre outros quesitos, requer um custo. Por isso, ficaria difícil o Governo Federal arcar com estes custos sozinhos. É por isso que para algumas categorias existe a taxa de inscrição.

Esta taxa de inscrição do ENEM 2016 está fixada em R$63, um valor ‘simbólico’ para o custo de cada prova.

A taxa de inscrição é isenta para estudantes que estão cursando o terceiro ano do ensino médio em 2016 na rede pública de ensino, bolsista em escolar particular, pessoas com renda familiar de até um salário mínimo e meio por pessoa ou também para as pessoas que declaram carência. Sendo que, nesta última opção, o MEC pode a qualquer momento pedir que os estudantes comprovem sua incapacidade de pagamento da taxa.


Publicidade:

A taxa de inscrição do ENEM 2016 pode ser paga apenas por meio do boleto. Basta apenas que ao término do processo de inscrição do ENEM, o estudante clique na opção ‘gerar gru’, ou seja, guia de recolhimento da união. Então, será gerado o boleto do Banco do Brasil. Ele pode ser impresso na hora ou salvo num pen drive ou computador para impressão posterior.

A inscrição do ENEM 2016 só será confirmada após o processamento do pago a cerca de seu pagamento. Este pagamento pode ser feito até o último dia de inscrição do ENEM 2016.

Além de acesso a Sistema de Seleção Unificada, mais conhecido como SISU, o exame nacional do ensino médio também é obrigatório para quem deseja utilizar o Prouni, FIES e Ciências sem Fronteiras. Além de concorrer a vaga em curso técnico pelo Sisutec.

O ENEM tornou-se uma prova bem prestigiada, portanto muitas pessoas passam vários meses estudando os conteúdos programáticos do ENEM 2016. Muitos estudantes ficam reclusos, literalmente. Para eles, não existem finais de semana ou praia, o foco na vaga da universidade pública seu principal objetivo.

O grande segredo destes candidatos é estudar através das apostilas enem 2016. Elas são um material fácil de ser encontrado, além de pouparem bastante tempo, pois os assuntos que caem no ENEM 2016 são bem organizados. Além disso, o candidato pode levá-la pra onde quiser, pois são pequenas e leves de serem carregadas na bolsa de mão ou de costas.

Está com alguma dúvida sobre Enem 2016: Isenção de Taxa de Inscrição? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las. Te esperamos!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *