Como Se Inscrever no Enem 2016

Como se inscrever no ENEM 2016

(Foto: Divulgação) Como Se Inscrever no Enem 2016

 

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) é uma das provas mais prestigiado do Brasil. Ele é a principal porta de entrada para as universidades públicas, tanto que consegue angariar milhões de candidatos anualmente. Apenas em 2015, o exame conseguiu atrair mais de cinco milhões de pessoas para as salas de aula durante um fim de semana. Portanto, o ENEM 2016 promete ser uma prova e tanto. Mas sempre gera aquela dúvida: como se inscrever no ENEM 2016? Então, para que faça sua inscrição corretamente preparamos um tutorial bem detalhado passo-a-passo.

Publicidade:

 

Como se inscrever no Enem 2016

1 – Primeiramente, acesse o site oficial do Instituto de Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira dedicado a inscrições do ENEM 2016 pelo seguinte endereço: http://www.enem.inep.gov.br. No menu estará disposto três opções:  orientações ao participante, inscrição 2016 e página do participante. Clique em “inscrição 2016”.

2 – Nesta página você deverá preencher alguns como seu CPF e data de nascimento. Como forma de verificação de atividade humana, o candidato deve clicar na figura que está sendo pedido pelo sistema (robô, casa, etiqueta, tesoura, pincel, etc). Ao terminar, clique no botão “enviar”.


Publicidade:

3 – Nesta etapa o candidato deve preencher o formulário com seus dados pessoais, como CPF, número de identidade, nacional, estado civil, além da etnia. Outro ponto a ser preenchido é o e-mail. Ele é de caráter único, portanto não poderá usar simultaneamente para efetuar uma outra inscrição.

4 – No quarto passo, o estudante deve escolher a senha que deverá utilizar para entrar no painel do ENEM 2016. A mesma senha escolhida para usar no ENEM 2016 será usada para acesso a outros programas, como: FIES, Prouni e Sisu.

5 – Já nesta etapa o estudante deverá informar se quer algum atendimento especifico e/ou especializado durante a prova do ENEM. Caso o candidato possua algum tipo de deficiência ou condição especial deverá marcar esta opção.

6 –  Antes de mostrar as outras etapas, o painel irá expor todas suas informações preenchidas com intuito de confirmar se estão preenchidas corretamente.

7 – Nesta parte requer que o candidato selecione a cidade em que deseja fazer a prova. Além de escolher entre duas opções a língua desejada para a matéria de língua estrangeira: espanhol e inglês.

8 – A oitava etapa do processo de inscrição do ENEM 2016 trata-se no preenchimento de informações sobre o ensino médio. Se o candidato escolher receber o certificado de conclusão do ensino médio pelo ENEM deve selecionar a instituição certificadora onde irá fazer a retirada do documento.

9  – O último passo exige que o candidato faça o preenchimento do questionário socioeconômico. Ele é de muita importância para o recolhimento de informações socioeconômicas, pois é através dele que o INEP e MEC ficarão conhecendo as principais informações econômicas dos candidatos.

10 – Pronto, sua inscrição no ENEM 2016 está concluída.

Está com alguma dúvida sobre como se inscrever no Enem 2016? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *