Como Consultar Local de Prova Enem 2016

Como consultar local de prova enem 2016

(Foto: Divulgação) Como Consultar Local de Prova Enem 2016

 

O Exame Nacional do Ensino Médio, mais conhecido como ENEM, é a porta de entrada para as universidades públicas e federais. Trata-se do maior vestibular do País, levando mais cinco milhões para as salas de aulas no ano passado. Consultar o local da prova do ENEM 2016 é mais que necessário, pois desde 2015 ficou determinado que a organização não enviaria as cartas contendo o local para residência do candidato. No entanto, nem todas as pessoas sabem como consultar local de prova Enem 2016. Por isso, esclarecemos no artigo abaixo todas as informações a cerca do assunto.

 

Local de Prova Enem 2016

Os locais de prova do ENEM só serão divulgados semanas antes do final de semana de realização da prova.

Quanto antes o candidato consultar o local de prova do Enem 2016 melhor. Pois ficará sabendo com antecedência e, de certa forma, se planejar sobre qual melhor forma de ir no dia de realização. Consultar o local da prova antecipadamente permite também que o candidato visite a instituição antes para conhecer toda estrutura. Além de descubrir quais as melhores e mais rápidas linhas de ônibus para chegar a escola/faculdade/universidade.

Todo este processo citado acima evita que o participante chegue atrasado no dia do exame, colocando em xeque todos os seus dias e noites de estudos. Além de adiar o sonho de ingressar numa universidade pública ou nos programas educacionais do governo, como FIES, Prouni e Sisu.

O Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), órgão ligado ao Ministério da Educação e organizador do exame, dispõe do cartão de consulta ao local da prova pela internet.

Desde 2015, ficou estabelecido que a organização não enviaria mais o cartão de consulta pelos correios as residências dos candidatos. A explicação fornecida foi que esta foi uma forma encontrada para conter os gastos com serviços de impressão e materiais gráficos.

Como consultar local de prova Enem 2016

Consultar o local de prova do ENEM é muito simples e rápido. São poucas etapas que em dentro de poucos minutos o candidato pode ter acesso ao seu local de prova.

1 – O primeiro passo para saber o local ter prova é acessar o site do INEP pelo seguinte endereço: www.enem.inep.gov.br/participante/#/paginaInicialEnem.

2 – Depois selecione a opção ‘página do participante’ no menu principal.

3 – Você será redirecionado a página de login, onde deverá preencher com CPF e senha. Logo depois deverá clicar na figura pedida pelo sistema de código captcha. Completado todos os processos pedidos pelo sistema, clique ‘entrar’.

4 – Pronto, clique em ‘acompanhar inscrição 2016’ e terá acesso a informações sobre o local de prova do ENEM 2016.

O cartão de inscrição não tem apenas o local de prova do ENEM 2016, mas também outras informações importantes, como: idioma escolhido, nome do candidato, horário de realização da prova, etc. Caso o participante tenha solicitado algum tipo de atendimento especial, esta informação estará disponível neste cartão.

Está com alguma dúvida sobre como consultar local de prova enem 2016? Diga-nos na área de comentários para que possamos solucioná-las.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *